• sexta-feira, 5 de setembro de 2025
  • Geral

Cisamapi discute andamento de programas junto aos secretários de saúde dos municípios

Encontro em Ponte Nova debateu Casa de Apoio em Belo Horizonte, Programa Miguilim, Vacimóvel e definição de agenda

Cisamapi discute andamento de programas junto aos secretários  de saúde dos municípios

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) da microrregião de Ponte Nova se reuniu no dia 22 de agosto, no auditório do CÉU das Artes, em Ponte Nova, para prestação de contas e deliberações sobre serviços de saúde e programas em andamento. Estiveram presentes representantes de 13 municípios e servidores do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (Cisamapi).

Entre os temas em pauta, esteve o processo licitatório para contratação da Casa de Apoio em Belo Horizonte, que está em fase de planejamento. A proposta busca incluir diárias com pernoite, para oferecer mais conforto aos pacientes. A secretária de Alvinópolis, Maysa Cota, relatou que após a visita a três casas de apoio na capital mineira - acompanhada da secretária executiva do Cisamapi, Regina Carvalho, e da diretora da Central de Contas, Fernanda Rodrigues - , identificou a necessidade de incluir o serviço na licitação.

O Programa Miguilim, que oferece consultas oftalmológicas e óculos gratuitos a crianças dos municípios assistidos pelo CISAMAPI, também foi discutido. Desde a implementação do programa, em dezembro de 2024, foram realizadas 585 consultas — número que corresponde a 54% da meta anual de 1.085 atendimentos. Dos 21 municípios atendidos, apenas seis atingiram a meta, e dois ainda não aderiram ao programa. Ao total, foram entregues 357 óculos até a presente data.

O Cisamapi destacou a necessidade de maior envolvimento entre gestores municipais e secretarias de educação no período, para garantir a efetividade das ações do Miguilim. O consórcio enfatizou que o recurso para o próximo exercício já está disponível e aguarda o cumprimento de 100% da meta definida aos municípios. Foi definido que os rendimentos bancários do recurso, no valor de R$ 19.770, serão distribuídos entre os municípios que alcançaram acima de 90% da meta de atendimentos, em razão da fila de espera nessas localidades.

O funcionamento do Vacimóvel, veículo de vacinação móvel que circula na região, também esteve em pauta. Ficou definido que os municípios devem informar a quilometragem estimada para custeio do serviço, além da indicação de substitutos técnicos de enfermagem, necessária para a emissão do alvará sanitário. 

A reunião definiu que os atendimentos do CISAMAPI em 2025 serão realizados até o dia 11 de dezembro, enquanto os serviços terceirizados vão encerrar no dia 5 do mesmo mês. Além disso, entre os dias 8 e 12 de setembro será realizado um treinamento com os agendadores, em grupos de cinco municípios por dia.

Após as deliberações, a reunião foi encerrada com a pactuação de prazos e orientações para a continuidade e o funcionamento dos programas e serviços ofertados pelo consórcio.
 

Galeria de fotos