• terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
  • Geral

Servidores do Cisamapi recebem capacitações promovidas pela Escola de Gestão Municipalista da AMM

Servidores do Cisamapi recebem capacitações promovidas pela Escola de Gestão Municipalista da AMM

A secretária-executiva Maria Regina de Carvalho Martins e o auxiliar administrativo Bruno Gomides Crivelato, do Cisamapi, participaram de cursos presenciais promovidos pela Escola de Gestão Municipalista (EGM), da Associação Mineira de Municípios (AMM), voltadas ao aprimoramento técnico e à inovação na gestão pública.

Nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2026, Bruno Gomides Crivelato participou do curso presencial Levantamento de Mercado e Pesquisa de Preço na Nova Lei de Contratações Públicas (Lei 14.133/21), com carga horária de 16 horas. A formação teve como foco o fortalecimento da fase de planejamento das contratações públicas, com ênfase no levantamento de mercado e na pesquisa de preços, etapas essenciais previstas no artigo 18 da nova legislação.

Durante a capacitação, foram abordadas as principais inovações da Lei 14.133/21 em relação à legislação anterior, a distinção entre pesquisa de mercado e pesquisa de preços, a metodologia adequada para composição da cesta de preços, análise de médias e medianas, orçamento sigiloso, além de situações específicas como contratações diretas, aquisição de medicamentos e reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Também foram discutidas fontes oficiais de consulta, como o Banco de Preços do TCE/MG e o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), reforçando a importância da segurança jurídica, da economicidade e da conformidade nos processos administrativos.

No dia 11 de fevereiro, Maria Regina de Carvalho Martins participou do curso presencial Prático – Inteligência Artificial para Gestão Pública, com carga horária de 8 horas. O treinamento abordou o uso estratégico e ético das ferramentas de inteligência artificial no contexto da administração pública, com foco em eficiência, apoio à tomada de decisões e modernização dos processos institucionais.

A programação incluiu conteúdos teóricos e práticos, abordando os desafios éticos e proteção de dados, aplicações reais da IA na gestão pública, engenharia de prompts, uso da tecnologia na análise de documentos, organização de rotinas administrativas e construção de políticas públicas com apoio de ferramentas digitais.

A participação dos servidores reforça o compromisso do Cisamapi com a qualificação contínua dos profissionais, e com a adoção de práticas cada vez mais eficientes, seguras e inovadoras na gestão pública, que refletem diretamente na melhoria dos serviços ofertados aos municípios consorciados.

Galeria de fotos